APTA REGIONAL: PESQUISADORES BRASILEIROS E EQUATORIANOS REALIZAM EVENTO SOBRE A CULTURA DA BANANA

04/10/2006

O Pólo Regional do Vale do Ribeira, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove no próximo dia 13 de outubro o “Workshop sobre Nutrição e Adubação da Cultura da Banana no Vale do Ribeira”. O evento conta com a palestra de dois pesquisadoresdo Equador que irão abordar as experiências sobre o tema naquele país e repassar aos produtores rurais da região. O evento é aberto ao público em geral, e um dos objetivos é fazer o intercâmbio com os pesquisadores equatorianos.

 

O pesquisador Dr. Francisco Mite,do Instituto Nacional Autónomo de Investigaciones Agropecuarias (INIAP), abordará as experiências sobre manejo do solo na cultura da banana na América Central, e o pesquisador Dr. José Espinosa, do Instituto de laPotasa y el Fósforo (INPOFOS), vai abordar o tema sobre nutrição e adubação em bananeiras na América Central. Segundo um dos organizadores do evento, Edson Shigueaki Nomura, pesquisador científico do Pólo Regional do Vale do Ribeira, a troca de experiência entre os dois países é muito importante para conhecer o que é feito em outros locais e melhorar a produção de banana não apenas no Estado de São Paulo, mas em todo o País.

 

Além dos equatorianos, o Dr. Wilson da Silva Moraes, pesquisador da unidade, irá abordar os aspectos nutricionais influenciando na incidência de doenças em bananeiras, e o engenheiro agrônomo José Carlos de Mendonça, técnico das empresas COMTÉCNICA/BANAER, abordará aspectos sobre nutrição e adubação da banana no Vale do Ribeira.

 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção de banana no Vale do Ribeira no ano de 2004 foi de 747 mil toneladas, o que representa 70% da produção de todo o Estado de São Paulo. Outros estados também se destacam na produção da fruta, como Bahia, Pará, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

 

A cultura da banana requer grandes quantidades de nutrientes minerais para a manutenção de produções elevadas ao longo do tempo em cultivos comerciais. Para tanto, estes nutrientes podem ser fornecidos pelo solo, com o plantio de áreas de fertilidade natural elevada, ou por meio de fertilizantes em quantidades e proporções adequadas às necessidades da cultura.

 

Segundo Nomura, a produção de banana no Vale do Ribeira é parte importante da renda dos pequenos e médios produtores, além se ser muito utilizado na alimentação da população de baixa renda, principalmente no meio rural. “A banana sendo cultivada em muitas pequenas propriedades, têm grande importância na fixação do homem no campo e na geração de emprego e renda”, comentou.

 

Confira a programação completa do evento no site:

http://www.aptaregional.sp.gov.br/eventos.php

 

Mais informações sobre o evento com o pesquisador científico Edson Shigueaki Nomura pelo email edsonnomura@aptaregional.sp.gov.br

 

 

Serviço:

“Workshop sobre Nutrição e Adubação da Cultura da Banana no Vale do Ribeira”

Dia 13 de outubro - sexta-feira – 9 horas

Pólo Regional do Vale do Ribeira

Rod. Br 116, Km 460 - Pariquera Açu/SP

Fone: (13) 3856-1656 / 3856-1814

polovaledoribeira@aptaregional.sp.gov.br

 

 

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

Priscila Tescaro - jornalista

(19) 3743-1698

Notícias por Ano