APTA REGIONAL: PESQUISADORA DA APTA REGIONAL DA ALTA PAULISTA RECEBE PRÊMIO EM CONGRESSO DA APA

10/04/2006

A pesquisadora científica Cristina Kimie Togashi, do Pólo Regional da Alta Paulista, recebeu o prêmio de melhor trabalho científico, na área de Nutrição, durante o IV Congresso de Produção, Comercialização, e Consumo de Ovos, realizado de 14 a 16 de março em Indaiatuba. O título do trabalho é "Avaliação da qualidade de ovos de poedeiras comerciais alimentadas com rações contendo levedura e suplementadas com metionina+cistina", e teve como objetivo mostrar aos produtores a possibilidade de substituição do farelo de soja pela levedura – um subproduto do processamento da cana-de-açúcar para a produção do álcool – na alimentação de poedeiras, sem afetar a qualidade dos ovos e reduzindo os custos de produção.

Para a pesquisadora científica, a conquista do prêmio se deve ao fato de ter sido utilizado um produto típico da região para o desenvolvimento do estudo. A levedura é um subproduto do processamento da cana-de-açúcar para a produção do álcool e que pode ser utilizado na alimentação das aves, auxiliando muito os produtores locais e reduzindo os custos de produção.

Os participantes do congresso, que foi promovido pela APA (Associação Paulista de Avicultura), debateram com a cadeia produtiva de avicultura os principais problemas enfrentados pelos produtores, entre eles as instalações onde ficam os animais, questões de sanidade, manejo, nutrição, custos de produção, perspectivas de mercado de grãos, aumento de consumo de ovos e aprimoramento da comercialização da granja à mesa.

Os pesquisadores Carla Cachoni Pizzolante, (Pólo Regional do Centro Oeste), Christine Laganá, (Pólo Regional do Leste Paulista) e Sérgio Kenji Kakimoto, (Pólo Regional da Alta Paulista) também participaram do Congresso.

comunicação@aptaregional.sp.gov.br