APTA REGIONAL: PESQUISADOR VIAJA EM BUSCA DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA SERINGUEIRAS NO SUDESTE ASIÁTICO

12/09/2005

O pesquisador científico José Fernando Benesi, que desenvolve projetos de pesquisa na área de seringueiras, no Pólo Regional da Alta Mogiana - Colina, viajou para o sudeste asiático no último dia 11 para visitar os principais Institutos de pesquisas da Malásia, Indonésia e Índia, para conhecer as novidades em explotação (sangria), novos clones que podem se adaptar ao Brasil, e toda parte técnica de implantação, manejo e sangria que os países asiáticos utilizam para esse tipo de cultura.

Segundo o pesquisador, a intenção do grupo que foi viajar é visitar várias usinas de beneficiamento de borrachas para verificar as novidades em termos de beneficiamento, qualidade de borracha, produção, entre outros processos que envolvem a produção de seringueiras. Um dos objetivos da viagem é tentar levar para Colina algumas novas tecnologias desenvolvidas na Ásia e que ainda não existem na região e que poderão ser repassadas aos heveicultores (produtores de seringueiras).

"Também agendamos a visita a três fabricantes de equipamentos de usinas de borracha para vermos se podemos utilizar alguns desses novos equipamentos, melhorando a qualidade e eficência de nossas usinas", emendou o pesquisador.

Outra cidade da Ásia visitada pelo pesquisador é Singapura, principal centro exportador de borrachas do sudeste asiático. Lá a intenção é verificar o mercado futuro da borracha. "Com certeza fecharemos todo o ciclo da borracha do plantio a comercialização e mercado futuro", acredita Benesi. O retorno ao Brasil está marcado para o dia 2 de outubro.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br