APTA REGIONAL: PESQUISADOR DO PÓLO REGIONAL DO LESTE PAULISTA RECEBERÁ PRÊMIO EM CONGRESSO DA APA

08/03/2007

O pesquisador Eduardo Brognoni, do Pólo Regional do Leste Paulista em Monte Alegre do Sul, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo será premiado durante o V Congresso de Produção, Comercialização e consumo de Ovos, da Associação Paulista de Avicultura (APA), que será realizado entre os dias 13 e 15 de março, na cidade de Indaiatuba, interior do Estado. O trabalho intitulado  “Análise de investimento na produção de ovos de codorna: uma visão econômica da atividade” teve como objetivo realizar análise de investimentos na criação de codornas em pequena escala, principalmente na produção e comercialização dos ovos da ave.

Segundo o pesquisador, havia a necessidade de se obter dados econômicos e de investimento na coturnicultura (criação de codornas), servindo de referência para que as empresas rurais possam implantar em novos investimentos na atividade. “Não existem muitos dados econômicos sobre a criação de codornas”, diz Brognoni.

O trabalho baseou-se na análise de criação de cinco mil codornas, quantia adequada para a produção em pequenas propriedades ou propriedades que já trabalham associadas a outras culturas. “Este número de codornas é ideal para os produtores que estão interessados em ingressar no mercado e também para os que querem agregar uma nova atividade a sua antiga produção, como os criadores de galinhas poedeiras e de frangos ou até mesmo outras atividades agrícolas”, afirma o pesquisador.

O projeto apresenta dados econômicos de produção e venda de ovos da codorna “in natura” e em conserva e, verificando a viabilidade da atividade, concluiu que os ovos processados em conserva são mais rentáveis ao produtor, já que possui mercado garantido. O pesquisador conta que os produtores respondem a está perspectiva de boa rentabilidade da coturnicultura, pois segundo dados do IBGE, a produção de codornas cresce 9,5% ao ano.

Eduardo Brognoni pesquisa a avicultura em geral e, pelo menos, há um ano está desenvolvendo este projeto com a coturnicultura e receberá o prêmio da APA, no congresso onde serão discutidos os temas atuais do mercado e outras informações referentes à comercialização e consumo de ovos. “Talvez a idéia de unir a pesquisa com codornas e a agregação de valores na cadeia produtiva dos ovos da ave, tenha interessado os responsáveis pelo congresso”, finaliza o Brognoni.

Mais informações sobre a pesquisa sobre a análise de investimentos na produção de ovos de codorna, com o pesquisador Eduardo Brognoni, pelo telefone 19-3899.1286, ou pelo e-mail ebrognoni@aptaregional.sp.gov.br

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br