APTA REGIONAL: PESQUISADOR DO PÓLO REGIONAL DO EXTREMO OESTE RECEBE FINANCIAMENTO DA FAPESP PARA IMPLANTAR TRÊS PROJETOS NA REGIÃO

22/03/2007

O pesquisador científico Valmir Luiz de Souza, do Pólo Regional do Extremo Oeste – UPD Araçatuba, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, teve três projetos aprovados pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), dois dentro do programa de Auxílio à Pesquisa outro no programa de Políticas Públicas.

Os projetos “Controle Biológico de Meloidogyne spp. na cultura do quiabeiro na região de Araçatuba” e “Formulação de fungos nematófagos à base de bagaço de cana e mensuração de sua eficácia a campo no manejo de Meloidogyne spp. em sistema de produção do quiabeiro”, estão inseridos no programa de Auxílio à Pesquisa e no programa de desenvolvimento de Políticas Públicas da Fapesp, respectivamente. O objetivo dos trabalhos é desenvolver solo supressivo e controle biológico por meio de nematófagos junto a plantações de quiabo da região de Araçatuba. Segundo o pesquisador, a região produz cerca de 60% dos quiabos comercializados no Estado e representam o sustento de 450 famílias que vivem na região.

O outro projeto, “Seleção de Genótipos de feijoeiro à Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli e Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens”, tem o intuito de detectar a resistência de 500 acessos de feijoeiro do Instituto Agronômico de Campinas, à bactérias Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli e Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens conjuntamente. O pesquisador afirma que na atualidade são considerados os principais patógenos bacterianos que ocorrem na cultura do feijoeiro em várias localidades do mundo.

Os projetos “Controle Biológico de Meloidogyne spp. na cultura do quiabeiro na região de Araçatuba” e “Seleção de Genótipos de feijoeiro à Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli e Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens”, serão desenvolvidos no Pólo Regional do Extremo Oeste, o segundo em parceria com o IAC, sob a coordenação do pesquisador Valmir Luiz de Souza. O projeto “Controle biológico de Meloidogyne spp. na cultura do quiabeiro na região de Araçatuba” será conduzido em parceria com a Unesp de Jaboticabal e terá a coordenação do pesquisador Jaime Maia dos Santos.

Mais informações para a Imprensa com o pesquisador científico Valmir Luiz de Souza pelo telefone (18) 3623-0447 ou pelo e-mail vlsouza@aptaregional.sp.gov.br

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação da Apta Regional

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br