APTA REGIONAL: PESQUISADOR DE RIBEIRÃO PRETO ESTUDA POSSIBILIDADES DE ALIMENTAÇÃO BOVINA EM ÉPOCA DE SECA

15/08/2006

Os pesquisadores do Pólo Regional do Centro Leste, Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Ribeirão Preto, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolveram um trabalho de pesquisa, para avaliar o valor nutritivo da silagem de cana-de-açúcar com diferentes doses de óxido de cálcio para servir de alimentação de bovinos de corte ou leite. Os resultados estão nos artigos científicos publicados no site da Apta Regional – www.aptaregional.sp.gov.br

 

Segundo o pesquisador Geraldo Balieiro, nesta época do ano, com os pastos secos, os animais em sistemas de produção em pastagens necessitam de suplementação volumosa para melhorar a alimentação, e a utilização de silagens de milho ou sorgo encarece a dieta.

 

“Em comparação a essas opções, pode ser utilizada a cana-de-açúcar fresca para alimentação de bovinos de corte ou leite, e com isso reduzir o custo das rações e do produto animal”, explicou Balieiro.

 

De acordo com o pesquisador científico, os resultados de pesquisas sobre a ensilagem da cana-de-açúcar são controvertidos e sinalizam alto risco. “No momento, as variações na produção de silagem de cana-de-açúcar, envolvendo interações entre níveis e tipos de aditivos e variedades da espécie, impossibilitam uma recomentação geral”, afirmou Balieiro.

 

Os artigos científicos “Valor Nutritivo da cana-de-açúcar com doses de óxido de cálcio antes e depois da ensilagem”; e “Valor Nutritivo da silagem de cana-de-açúcar com doses de óxido de cálcio após abertura do silo”, está no endereço da Apta Regional – www.aptaregional.sp.gov.br/artigos.php

 

 

Mais informações sobre o projeto o resultado da pesquisa com o pesquisador científico Geraldo Balieiro (16) 3637-1849

e-mail: geraldobalieiro@aptaregional.sp.gov.br

 

 

 

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

Priscila Tescaro - jornalista

(19) 3743-1698

Notícias por Ano