APTA REGIONAL: PESQUISADOR DA SECRETARIA DE AGRICULTURA DO ESTADO RECEBE PRÊMIO DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS

08/05/2006

O pesquisador científico do Pólo Regional do Sudoeste Paulista, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Jairo Lopes de Castro, é um dos homenageados com o prêmio Medalhas “Fernando Costa”, oferecido pela Associação Paulista dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP). Anualmente, a entidade homenageia pesquisadores que colaboram no desenvolvimento da agricultura do Estado.

Durante o evento, que acontece no próximo dia 08 de maio no Hotel Crowne Plaza São Paulo, o pesquisador científico será homenageado pelo trabalho realizado há mais de 30 anos dedicado à pesquisa no Estado de São Paulo. Para ele, o prêmio é também o reconhecimento das pesquisas regionais desenvolvidas pelas Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento na região sudoeste do Estado.

“É um estímulo aos novos pesquisadores que estão começando agora na região”, disse o pesquisador.

O Prêmio Medalhas “Fernando Costa” foi instituído em 1991 pela Sociedade Paulista de Agronomia, e é dado aos pesquisadores que mais se destacaram durante anos em sua atividade de pesquisa.

Em seu trabalho, Castro desenvolve pesquisas com as culturas de feijão, trigo, aveia, cevada, fruticultura de clima temperado, como pêssego, nectarina, ameixa, uva, além da área de citricultura, como tangerina. Em um de seus projetos, o pesquisador científico desenvolveu uma variedade de tangerina sem sementes, que deve ser comercializada em breve.

PRÊMIO

Fernando Costa nasceu em São Paulo em 10 de junho de 1886, e foi uma das figuras mais marcantes da agricultura brasileira na primeira metade do século. Criou, em São Paulo, o Instituto Biológico em 1927, incentivou no Brasil a cultura da soja, apoiou a lavoura do trigo e deu alento à citricultura. Foi Ministro da Agricultura e como Interventor Federal em São Paulo construiu várias escolas agrícolas em São Paulo e no Brasil.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br