APTA REGIONAL: PESCADORES TIRAM DÚVIDAS SOBRE LEGISLAÇÃO E MEIO AMBIENTE

23/11/2005

Solucionar dúvidas sobre aposentadoria, tipos de contribuição para o pescador autônomo, recadastramento de pescadores, meio ambiente e legislação vigente sobre o tema foram alguns dos assuntos abordados durante a primeira oficina “Meio Ambiente, Pesca e Piscicultura: conhecer para melhor utilizar”, oferecida pelas pesquisadoras científicas Mônica Moura e Mello, do Pólo Regional do Centro Sul, e Paula Maria Gênova de Castro, do Instituto de Pesca, ambos pertencentes à APTA, vinculada a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, aos pescadores artesanais de Anhembi e Tanquã, na região de Piracicaba.

O evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas interessadas em esclarecer as principais dúvidas sobre os temas abordados. O evento surgiu após vários contatos com os trabalhadores que identificaram alguns problemas para compreender melhor a legislação trabalhista e ambiental vigente.

Os pescadores gostaram tanto do resultado que as pesquisadoras já estão planejando uma segunda oficina, que segundo Mônica deve acontecer entre dezembro e fevereiro do próximo ano. Entre os temas pedidos estão a produção de peixes em tanques-rede, o processamento do pescado, o curtimento da pele do peixe, e o associativismo e cooperativismo.

“O resultado foi muito bom e devemos ministrar outra palestra na mesma região, e também atender os pescadores de Santa Maria da Serra, que souberam do evento e querem participar”, comentou Mônica.

PESCADORES

A Associação de Pescadores Profissionais Artesanais de Anhembi, uma das participantes do evento, conta com 300 associados. A principal espécie pescada pelos trabalhadores é a tilápia, sendo que na alta temporada a produção varia de 20 a 50 toneladas por semana, e é uma das principais fontes de renda da população local.

O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Anhembi, dos funcionários do INSS, Polícia Ambiental e SEAP.

comunicação@aptaregional.sp.gov.br