APTA REGIONAL PARTICIPA DA AGRISHOW RIBEIRÃO PRETO, MAIOR FEIRA DE AGRONEGÓCIOS DA AMÉRICA LATINA

30/05/2006

A Apta Regional, através dos Pólos Regionais, participou da 13ª edição da feira Agrishow, em Ribeirão Preto, entre os dias 15 e 20 de maio. Diferente das últimas edições, na feira deste ano, a instituição apresentou resultados de projetos de pesquisas desenvolvidos nas unidades, atraindo um grande público ao stand. O espaço foi dividido com o Instituto de Zootecnia (IZ), o Instituto de Pesca (IP) e o Instituto Biológico (IB), todos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

O stand, montado na área de pecuária da feira, apresentou tecnologias não apenas na área animal, mas também na área agronômica, com exposição de projetos como o da seringueira, que é desenvolvido em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) nos Pólos Regionais do Noroeste Paulista, Centro Norte e Alta Mogiana, o projeto de políticas públicas que atendeu os produtores de maracujá da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bauru, no Pólo Regional do Centro Oeste, e o trabalho dos produtores rurais da região do Vale do Ribeira e a produção diversificada da banana, do Pólo Regional do Vale do Ribeira.

Além disso, a instituição montou também um local com o cultivo hidropônico, nos quais os visitantes puderam conhecer, in loco, os diferentes sistemas hidropônicos para hortaliças e frutos. O espaço foi organizado pelos pesquisadores científicos do Pólo Regional do Centro Leste.

Na área de animais, o Pólo Regional da Alta Mogiana levou dois cavalos da raça Bretão e uma mula que estavam à venda durante a exposição. A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapetininga – Pólo Regional do Sudoeste Paulista – estava representada por ovinos, que chamaram a atenção de quem visitou o stand. Já o Pólo Regional do Vale do Paraíba apresentou o projeto de apicultura, com exposição de abelhas e os produtos derivados. O Pólo Regional do Centro Leste, anfitrião do evento, também participou da exposição com animais da raça Jersei que estavam à venda.

Além disso, outros Pólos Regionais também contribuíram com o evento, cedendo produtos para degustação, no stand da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, e também enviando grãos para compor a decoração do local.

O resultado final do evento não poderia ser melhor. O site da Apta Regional – www.aptaregional.sp.gov.br – foi amplamente divulgado e com o final da feira, as visitas diárias aumentaram em 30%, registrando crescimento também na participação dos internautas através do Fale Conosco, com perguntas sobre os projetos apresentados na Agrishow Ribeirão Preto 2006.

PROPOSTAS PARA 2007

A participação da Apta Regional na Agrishow Ribeirão Preto 2007 já começou a ser preparada. A direção da instituição está em negociação com a Abimaq, uma das organizadoras do evento, e com o Pólo Regional do Centro Leste para definir uma área permanente de apresentação.

Com o novo espaço será possível preparara com antecedência o que será apresentado nas feiras, possibilitando assim maior participação dos Pólos Regionais, através dos pesquisadores e de projetos de pesquisa, e maior interação entre a Apta Regional e os demais institutos de pesquisas da APTA.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br