APTA REGIONAL PARTICIPA DA AGRISHOW PROMOVENDO O AGRONEGÓCIO REGIONAL

16/05/2005

A Apta Regional (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) está participando da Agrishow Ribeirão Preto - 2005 no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Durante o evento, pesquisadores e técnicos de apoio à pesquisa, dos 15 Pólos Regionais da Apta Regional, estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas e apresentar resultados de pesquisas que serão desenvolvidas nos pólos.

Criada em 2002, a Apta Regional geratecnologias e promove o desenvolvimento dos agronegócios nas diversas regiões do Estado de São Paulo. Um dos objetivos da Apta Regional é atender o crescente interesse que produtores rurais, pequenos e médios agricultores têm por novidades que possam diminuir custos e aumentar a produção agrícola.

Presente em todo o Estado de São Paulo, A Apta Regional é dividida em 15 Pólos Regionais que representam os mais diversos tipos de culturas agrícolas e pecuárias. São nos pólos que pesquisadores dos Institutos de Pesquisas e da própria Apta Regional desenvolvem estudos e experimentos, alguns em parceria com a iniciativa privada, para atender as necessidades do agronegócio regional, voltando os resultados das pesquisas para a realidade de cada região específica.

Nas pesquisas desenvolvidas nos Pólos Regionais são consideradas as condições econômicas, sociais, climáticas e as potencialidades de cada região para realizar os estudos e apresentar propostas para a melhoria do dia-a-dia do produtor rural. Com isso os pesquisadores transformam a realidade regional e impulsionam o desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo.

Através de Dias de Campos, simpósios, palestras, assessorias, pesquisadores e técnicos atendem a demanda dos profissionais do campo que estão sempre em busca de novidades e melhorias para aplicar em suas propriedades.

A Apta Regional faz parte da estrutura da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. APTA tem como finalidade gerar, adaptar e difundir conhecimento para o desenvolvimento sustentável da pesquisa pública nesse segmento estratégico da economia paulista e nacional.

A realidade da Apta Regional configura a dimensão que o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, dedica à pesquisa científica em prol do desenvolvimento estratégico do agronegócio no Estado, proporcionando geração de renda e oportunidades de trabalho para o setor.