APTA REGIONAL: NOVOS MODELOS JURÍDICOS SÃO DISCUTIDOS EM SEMINÁRIO

21/06/2005

A discussão dos modelos jurídicos e administrativos das Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica no Brasil foi o tema do seminário realizado dias 13 e 14 de junho no auditório do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas. Diversos diretores dos Pólos Regionais da Apta Regional participaram dos debates, que contou com a apresentação de representantes de outras instituições de pesquisa e do Governo do Estado de São Paulo.

Durante os dois dias de seminário os participantes conheceram o funcionamento de vários modelos jurídicos de administração que estão em funcionamento atualmente. Entre os palestrantes estava o Vice Coordenador Substituto da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Dr. Antonio Alvaro Duarte de Oliveira, que apresentou o modelo da agência, que é Administração Direta Centralizada.

O secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Lourival Carmo Mônaco, também participou do evento e falou sobre a retomada do Concite, o Conselho de Ciência e Tecnologia, e também sobre a Lei de Inovação Paulista, que deverá ser votada ainda este ano na Assembléia Legislativa.

No segundo dia de seminário uma das apresentações que chamou a atenção dos cerca de 400 participantes foi da diretora presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Fátima Brayner. Ela revelou todo o processo de transformação de modelo de fundação pública, para organização social, que existe desde 2003.

O resultado oficial do seminário com as apresentações dos palestrantes e textos adicionais será produzido pelo Gabinete do Coordenador da APTA e distribuído aos institutos de pesquisa que participaram do evento.

O evento foi organizado pela ABIPTI – Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica – e pelo Concite.