APTA REGIONAL: MUDAS DE PUPUNHEIRA SÃO ALTERNATIVAS DE RENDA PARA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA

21/03/2006

O Pólo Regional do Vale do Ribeira, um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza no próximo dia 23 de março a palestra “Produção de Mudas de Pupunheira” no município de Pariquera-Açú. O objetivo do evento é divulgar a cultura da pupunha – um tipo de palmito – e incentivar os produtores, através de técnicas corretas, a produzirem mudas de pupunha com qualidade para comercialização.

De acordo com a pesquisadora científica do Pólo Regional do Vale do Ribeira, Valéria Augusta Garcia, já existem 200 produtores de pupunha na região que juntos produzem mais de 20 milhões de pés, mas a tendência é que esses números aumentem. “A expectativa dos pesquisadores científicos é saber quem está produzindo na região e tirar as dúvidas dos produtores”, disse a pesquisadora.

A pupunha é originária da Amazônia Ocidental e é uma cultura nova tendo sido iniciada na região através do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) na década de 80. Sua forma de reprodução é somente por sementes e seu cultivo tem sido muito importante para a região devido o aumento de indústrias de processamento de pupunha.

Uma outra espécie nativa de palmito, denominada juçara, já foi muito cultivada na região e sua extração era clandestina feita sem qualquer cuidados de manejo e higiene, e o produtor, ao cortar o palmito juçara, matava a planta.

Com a variedade de palmito pupunha, o produtor através de técnicas adequadas de manejo na extração do palmito, tem duas opções para a colheita. Uma delas é colher após um período de 1,8 ano a 2 anos para ter uma lucratividade rápida, ou então preservar por até 8 anos e só após esse período fazer a colheita que será utilizada também na produção de sementes.

A região do Vale do Ribeira possui solo argilo-arenoso, clima quente e chuvas freqüentes, o que favorece o desenvolvimento da cultura. As sementes plantadas no Brasil possuem muitos espinhos, e é do Peru que alguns representantes da região trazem as sementes mais adequadas ao plantio.

Serviço:

Palestra: “Produção de Mudas de Pupunheira”

Dia 23 de março – quinta-feira – 13 horas

Pólo Regional do Vale do Ribeira – Pariquera-Açú