APTA REGIONAL: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E INFLUÊNCIAS NO COTIDIANO DO HOMEM SÃO TEMAS DE CONGRESSO EM RIBEIRÃO PRETO

As mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos em todo o Planeta Terra têm afetado diretamente a vida dos homens, plantas e animais, transformando a relação entre o ser humano e a natureza e as conseqüências dessa convivência. Encontrar alternativas para minimizar esses impactos sobre o meio ambiente e os seres vivos são alguns dos objetivos do IV Congresso Brasileiro de Biometeorologia que acontecerá em Ribeirão Preto de 09 a 11 de abril, organizado pelos pesquisadores científicos do Pólo Regional do Centro Leste e do Instituto de Zootecnia, órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

A biometeorologia é uma ciência que visa especificamente estudar os efeitos dos fatores atmosféricos sobre os organismos vivos. Ocupa-se dos efeitos do estresse climático e das estratégias de modificação ambiental, com o intuito de minimizar o efeito do ambiente climático sobre os seres vivos e melhorar o seu desempenho orgânico.

No evento serão apresentados palestras e resumos enviados por participantes de todo o País. Entre os temas abordados estão os desafios das mudanças climáticas, a poluição atmosférica e a saúde humana, e inovações tecnológicas na bioclimatologia, entre outros temas relevantes para o debate.

Segundo a organizadora do evento, pesquisadora científica do Pólo Regional do Centro Leste, Maria da Graça Pinheiro, as palestras terão a participação de pesquisadores e cientistas de renomadas universidades de todo o País, além da presença do norte-americano Richard S. Gates, da Kentucky University, que fará a palestra sobre a nova visão da biometeorologia na produção animal.

“O IV Congresso Brasileiro de Biometeorologia teve os seus objetivos e finalidades traçados de uma forma a contribuir para trazer à sociedade brasileira novos conceitos e tecnologias, que ajudem a minimizar os efeitos climáticos adversos sobre a saúde, reduzir a poluição ambiental, melhorar a produtividade agropecuária e gerar novas oportunidades de emprego e uma melhor distribuição de renda”, explicou Maria da Graça.

Serviço:

“IV Congresso Brasileiro de Biometeorologia”

Dias: 09 a 11 de abril – domingo, segunda e terça-feira

Pólo Regional do Centro Leste – Ribeirão Preto