APTA REGIONAL: LABORATÓRIO REALIZA EXAME INÉDITO EM BAURU PARA IDENTIFICAR LEPTOSPIROSE

25/01/2006

 

O Laboratório de Sanidade Animal, que funciona na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bauru, no Pólo Regional do Centro Oeste, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza desde a última semana exames sorológico e de cultura (amostras através de órgãos dos animais) para identificar casos de leptospirose. O diagnóstico da doença – que é uma novidade na cidade e visa atender a demanda regional – ajuda a controlar e monitorar casos de leptospirose e pode ser aplicado em todas as espécies, inclusive em animais de grande porte.

 

O exame de cultura permite identificar a doença através de várias amostras de órgãos, e pode detectar se a infecção é recente ou crônica. O Laboratório de Sanidade Animal tem capacidade para aplicar em média 300 diagnósticos por mês, e o custo de cada exame sorológico é de R$ 6,00 e de cultura varia de acordo com o órgão do animal.

 

Para fazer o exame o veterinário, ou o próprio produtor, deve levar o soro ao laboratório onde é feita a análise para identificar ou confirmar o diagnóstico de leptospirose.

 

Leptospirose

A leptospirose, também conhecida como doença ocupacional, pode ser transmitida por qualquer roedor através da urina, mas seu principal transmissor é o rato que além de contaminar animais contamina também o ser humano. Segundo a pesquisadora científica da unidade, a médica veterinária Simone Baldini Lucheis, a doença é muito comum em países de clima tropical, quente e úmido onde o aumento de casos ocorre principalmente no verão.

 

Diagnosticada a doença o tratamento pode durar de 7 a 10 dias, e em casos mais graves há a internação do paciente. As pessoas mais propensas à doença são aquelas que trabalham em frigoríficos e matadouros, adquirindo a doença através do contato sangüíneo com esses animais.

 

Os principais sintomas da leptospirose no ser humano são: hemorragia, manchas vermelhas, febre, dores abdominais e na panturrilha. Nos animais os sintomas são: mucosa amarelada, manchas na pele principalmente na barriga.

 

Serviço:

Laboratório de Sanidade animal – UPD/Bauru - Pólo Regional do Centro Oeste

Av. Rodrigues Alves, 40-40 – Horto Florestal – Bauru

Fone: (14) 3203 3257 / 3281 4391

updbauru@aptaregional.sp.gov.br

 

 

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação

comunicação@aptaregional.sp.gov.br

Notícias por Ano

Notícias por Polos