APTA REGIONAL: INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL É O TEMA DO CURSO NO PÓLO REGIONAL DO SUDOESTE PAULISTA

23/03/2006

A região Sudoeste do Estado de São Paulo é a segunda maior produtora de suínos, com mais de 138 mil animais no rebanho. Com esse cenário positivo, os produtores dos municípios atendidos pelo Pólo Regional do Sudoeste Paulista, um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, realiza nos dias 25 e 26 de março e 01 e 02 de abril o curso “Capacitação em Biotecnologia na Produção de Suínos – Inseminação Artificial”. O evento, que acontece na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapeva, é para atender a necessidade dos produtores que buscam informações sobre o tema e formar técnicos para atuar no sistema produtivo de suínos.

O curso, que terá aulas teóricas e práticas, vai abordar a questão da interação do animal com o ambiente e o homem, as vantagens e desvantagens de se utilizar essa técnica de reprodução e indicar o momento ideal para a retirada do sêmen dos suínos para fazer a inseminação artificial. Entre os temas teóricos apresentados no curso estão, manejo nutricional de reprodutores, importância econômica da atividade e introdução à inseminação artificial.

Nas aulas práticas os participantes terão noções de como fazer o planejamento da granja, as práticas de segurança, práticas laboratoriais, cálculo de diluente, coleta, processamento, análise, armazenamento e transporte do sêmen, procedimentos para identificação de cio, procedimentos de assepsia, cuidados com as matrizes e momento de inseminar.

Esse é o primeiro curso realizado sobre o tema e a intenção dos pesquisadores científicos da unidade é realizar outros eventos para atender a demanda regional.

Serviço:

Curso: “Capacitação em Biotecnologia na Produção de Suínos – Inseminação Artificial”

Dias 25 e 26 de março e 01 e 02 de abril – sábado e domingo – 8 horas

Pólo Regional do Sudoeste Paulista – Itapeva

upditapeva@aptaregional.sp.gov.br

Texto produzido pela Assessoria de comunicação

comunicação@aptaregional.sp.gov.br