15/09/2005
Quem trabalha no campo deve ficar atento a uma doença que atinge o ser humano e é transmitido pela picada de carrapatos (Amblyoma cajennense) infestados após contato com sangue de animais silvestres que vivem em cavalos, animais domésticos, silvestres (principalmente a capivara), boi, e pastagens onde o homem normalmente realiza suas atividades de trabalho. A febre maculosa está fazendo cada vez mais vítimas e em alguns casos pode até matar.
Os sintomas da doença aparecem entre 2 e 14 dias (em média em 7 dias) após a picada do carrapato e podem ser febre alta, dores musculares intensas, dores de cabeça. E entre o segundo e o sexto dia de infecção aparecem edemas (inchaço) de membros inferiores e exantema máculo-papular(lesões vermelhas e com pequenas bolhas).
O diagnóstico e tratamento devem ser precoces, ou seja, até 48 horas do início dos sintomas. Por isso se estiver em contato com alguns desses animais e sentir um dos sintomas acima, procure um medico imediatamente para que ele possa diagnosticar a doença.
A maior incidência da febre maculosa acontece no período de estiagem, principalmente nos meses do inverno e se estende até outubro, época em que ocorrem menos chuvas.
Texto produzido pela Assessoria de Comunicação
comunicacao@aptaregional.sp.gov.br