APTA REGIONAL: EVENTOS SOBRE PISCICULTURA SÃO DESTAQUE NO PÓLO REGIONAL DO NOROESTE PAULISTA

04/11/2005

Os novos pesquisadores do Pólo Regional do Noroeste Paulista, em Votuporanga, que atuam na área de aqüicultura, realizaram dois importantes eventos sobre o tema recentemente. No início de outubro aconteceu o Encontro de Sanidade em Piscicultura que abordou questões sobre o aspecto sanitário na piscicultura. No final do mês houve outro evento sobre o assunto, desta vez foi uma reunião de demanda para identificar os problemas e anseios dos produtores rurais da região na área de aqüicultura e pesca.

O Encontro de Sanidade em Piscicultura reuniu pesquisadores científicos dos Pólos Regionais da Apta Regional e também o corpo técnico do Instituto de Pesca, órgãos da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Segundo a pesquisadora Fabiana Garcia, o encontro visou orientar os profissionais sobre o aspecto sanitário na piscicultura, já que os pesquisadores desenvolvem ações regionais com produtores, técnicos e externsionistas, e podem contribuir para melhorar essas questões.

"Essa reunião trouxe grande contribuição tanto no caráter de transferência de conhecimento, como pela reunião dos pesquisadores, com troca de informações, definição de metas de trabalho e formação de novas equipes para projetos futuros", emendou Fabiana.

A segunda atividade sobre piscicultura, que aconteceu no final do mês de outubro, reuniu piscicultores, pescadores artesanais, técnicos, estudantes e profissionais ligados a cadeia produtiva da piscicultura. Cerca de 30 pessoas participaram da reunião.

Entre as demandas identificadas pelos pesquisadores junto aos participantes do evento está a burocracia na regularização (licenciamento), comercialização dos produtos, biosegurança, organização de grupos de associações de produtores, problemas de impacto ambiental, ração, manejo dos animais e capacitação de mão-de-obra regional.

Para um dos organizadores do evento, o pesquisador científico Sérgio Schalch, o evento atingiu as expectativas dos pesquisadores, pois com os dados levantados durante a reunião, com os principais problemas identificados será possível delimitar as metas de trabalhos que servirão de base para futuras pesquisas. O evento também contou com a organização dos pesquisadores científicos Eduardo Abimorad e Fabiana Garcia.

Durante o evento, os participantes conheceram a fazenda onde fica a sede do Pólo Regional do Noroeste Paulista, formaram os grupos específicos para identificar as demandas da região, e finalizaram com uma palestra geral para definir as prioridades.

comunicação@aptaregional.sp.gov.br