APTA REGIONAL: EVENTO SOBRE MILHO ATRAI 300 PESSOAS EM VOTUPORANGA

01/03/2005

Cerca de 300 pessoas participaram da edição deste ano do Dia de Campo de Milho realizado no último sábado, 26, na fazenda do Pólo Regional do Noroeste Paulista, da APTA Regional, em Votuporanga. Os participantes acompanharam três importantes palestras sobre o produto e conheceram diversos híbridos levados por empresas de todo o País. Segundo dados do IBGE a previsão para a safra de milho deste ano é de cerca de 43 milhões de toneladas.

As palestras aconteceram no auditório da fazenda e no campo, próximo a plantação de milho. Os participantes puderam conhecer as tendências do mercado de milho para este ano. Segundo o pesquisador científico do Instituto de Economia Agrícola, Alfredo Tsunechiro, os três últimos anos foram bons mas completamente atípicos para o milho, mas hoje acabou a euforia e a tendência é o milho desvalorizar.

No campo os produtores rurais de toda a região acompanharam a palestra do pesquisador científico da Apta Regional, Aildson Pereira Duarte, que abordou questões sobre a adubação nitrogenada. "Não adianta o produtor aumentar a população de plantas se não aumentar a quantidade de nitrogênio no solo. Essa medida vai contribuir com o aumento da produção da safra de cada um", explicou Duarte.

Para o produtor Gilberto De Grande, que há 30 anos planta milho na sua propriedade, o evento é importante para conhecer as novas tecnologias que as empresas têm a disponibilizar, as doenças que existem e como evitá-las. "Estamos vivendo um ano ruim, mas aqui dá para ter idéias de como tentar reverter essa situação", comentou.