APTA REGIONAL: ESTUDO SOBRE GRAMÍNEAS NO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO RECEBE FINANCIAMENTO DA FAPESP

23/03/2007

O pesquisador científico do Pólo Regional do Noroeste Paulista, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Waldo Lara Cabezas, inicia nos próximos dias a implantação do projeto “Avaliação ténico-econômica de gramíneas cultivadas solteiras e consorciadas com B. ruziziensis no período da safra e safrinha no Noroeste Paulista-SP”, que foi aprovado em edital da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O estudo, com colaboração dos pesquisadores científicos do IAC, Heitor Cantarella e Sandro Bracalão, tem o objetivo de avaliar as gramíneas cultivadas solteiras ou consorciadas com Brachiaria spp nas épocas de safra e safrinha na região do município de Votuporanga.

 

Para isso, a pesquisa avaliará gramíneas cultivadas de forma exclusivas e em consórcio com a Brachiaria spp, que resulta na produção de grãos e palha. “O solo quando coberto por palha fica protegido, diminuindo a possibilidade de aparecimento de ervas daninhas, além de conservar a umidade e os nutrientes da terra”, diz Lara Cabezas.

 

Segundo o pesquisador, o estudo pretende orientar o produtor da região a respeito da melhor alternativa para a prática da rotação de culturas em Sistema Plantio Direto (SPD), sistema que possibilita a produção de culturas durante todo o ano. “Os produtores da região, precisam de mais informação, preparar-se, conhecer e aplicar o SPD para que a rentabilidade da produção se mantenha em todos os períodos e condições climáticas da região”, conta.

 

Além disso, o projeto tem a intenção de, em longo prazo, inserir a integração lavoura-pecuária, como alternativa de manter plantas vivas o ano todo na unidade produtiva. “A região de Votuporanga tem o perfil de monoprodutor, mas tem as condições necessárias de biodiversificar cultura e fonte de renda, que são os primeiros passos em SPD para implantar sistemas mais complexos como o da integração lavoura-pecuária” fala o pesquisador.

 

O projeto desenvolvido pelo Pólo Regional do Noroeste Paulista com financiamento da Fapesp, será iniciado nas próximas semanas e terá os primeiros resultados divulgados em 2009.

 

Mais informações sobre a pesquisa “Avaliação técnico-econômica da gramínea para a safra e safrinha na região do Noroeste Paulista” com o pesquisador Waldo A. R. Lara Cabezas pelo e-mail waldolar@aptaregional.sp.gov.br

 

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação da Apta Regional

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

 

 

Notícias por Ano

Notícias por Polos