APTA REGIONAL: ESTUDANTES PARTICIPAM DE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

28/06/2005

Ensinar aos estudantes dos ensinos básico e fundamental a importância de preservar o meio ambiente é o tema do Projeto de Educação Ambiental "Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação" que será lançado nesta quinta-feira, dia 30, na Sede do Pólo Regional do Centro Norte, em Pindorama. O projeto tem duração de um ano e é coordenado pelo diretor da unidade, o pesquisador científico Antonio Lucio de Mello Martins.

O projeto é dividido em aulas teóricas e visitas à fazenda, onde os alunos vão conhecer os projetos que são desenvolvidos no local e que são voltados para a preservação do meio ambiente. As escolas que participarão do projeto são das 69 cidades que fazem parte do Comitê de Bacia Hidrográfica Turvo Grande, que abrange os rios Turvo e Grande.

Segundo o coordenador do projeto, um dos objetivos é mostrar aos alunos a necessidade de preservação do meio ambiente e criar uma cultura de conscientização ambiental e preservação de recursos hídricos.

As 24 atividades do projeto que os alunos participam fazem parte da grade curricular da disciplina de ciências do ensino fundamental e médio, com ênfase à bacia hidrográfica, como: Análise de Água com Ecokit (que avalia o oxigênio e os sais água), Disco de Sechi (que faz a avaliação da turbidez e quantidade de matéria orgânica), Técnicas de Irrigação e Modelo de Equipamentos, Práticas de Conservação do Solo, entre outros.

O projeto conta com o apoio do Fehidro (Fundo Nacional de Recursos Hídricos) e da FUNDEPAG (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa Agropecuária)