APTA REGIONAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL É TEMA DE PROJETO PARA PROFESSORES E ALUNOS NO PÓLO REGIONAL DO CENTRO NORTE

03/11/2005

Preservar o meio ambiente é um tema que faz parte de todo ser humano, principalmente em tempos de constantes mudanças no clima e nas reações da natureza. É por isso que ensinar as crianças sobre a necessidade de preservar o ambiente em que vivem é importante para que no futuro elas saibam como proceder.

Pensando nisso os profissionais do Pólo Regional do Centro Norte, em Pindorama, elaboraram o Projeto Bacia Hidrográfica – Um Instrumento na Educação, que desde que foi lançado, em junho deste ano, já reuniu alunos e professores da rede pública de ensino para conhecerem um pouco mais sobre os projetos da instituição nessa área.

O II Treinamento para Educadores aconteceu no final de outubro e reuniu dezenas de professores que deram continuidade ao trabalho iniciado em setembro sobre ecologia geral. Entre os temas discutidos estava o efeito estufa, aspectos agronômicos da Seringueira e Pupunha, e ciclos biogeoquímicos (água, carbono, nitrogênio, oxigênio).

O evento foi dividido em duas partes, uma teórica e outra prática, na qual os professores puderam acompanhar no campo o que ouviram nas palestras sobre os assuntos propostos. Os participantes do treinamento puderam acompanhar a abertura do painel de sangria de uma seringueira, a extração do látex e os sistemas de sangria.

Já na cultura da pupunha foram apresentados os diferentes sistemas de irrigação (uso racional da água na agricultura), e a extração do palmito e a produção de sementes.

Segundo o coordenador do projeto, o pesquisador científico Antonio Lúcio de Mello Martins, o objetivo do segundo treinamento foi demonstrar ao público que é importante o empenho e participação de todos no Projeto Bacia Hidrográfica, para que os alunos também possam se beneficiar dos resultados das aulas.

A primeira edição do Treinamento para Educadores aconteceu no mês passado. Participaram professores do ensino fundamental e médio dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Turvo Grande. Ao todo serão 12 eventos durante um ano de projeto.

Nos próximos eventos serão abordados temas relacionados à Educação Ambiental, Recursos Hídricos e Reconhecimento da Bacia Hidrográfica, para que os professores possam se preparar da melhor forma para atingir o objetivo do projeto, que é formar a educação ambiental nos alunos.

comunicação@aptaregional.sp.gov.br