APTA REGIONAL E INSTITUTO DE ZOOTECNICA PARTICIPAM DE COMEMORAÇÃO DE 50 ANOS DA UNIDADE DE PESQUISA DE ITAPEVA

30/11/2006

A Apta Regional, em parceria com o Instituto de Zootecnia, vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participaram do "XVIII Encontro dos Suinocultores do Sudoeste Paulista" para comemorar os 50 anos da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapeva, que pertence à Apta Regional. O 50º aniversário de fundação marcou o diferencial da Unidade, que é a única com pesquisa sustentável, exclusiva em suínos, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), com mínimo impacto ambiental. O evento contou ainda com a participação do Secretário de Agricultura do Estado, Alberto Macedo e do Coordenador da APTA, Luis Madi.

O evento, realizado no final do mês de outubro, proporcionou aos participantes a troca de experiências e de tecnologias desenvolvidas como manejo, alimentação e nutrição, melhoramento de suínos e tecnologia ambiental, além de fazer um diagnóstico atualizado das linhas de pesquisa adotadas em suinocultura.

Para o diretor da Apta Regional, Paulo Rogério Palma de Oliveira, a participação dos produtores e de representantes de importantes associações e entidades comprova que a pesquisa em suinocultura que é desenvolvida na Unidade é a base para praticamente todos os projetos desenvolvidos no Estado.

O diretor do IZ, Paulo Bardauil, destacou a importância da Unidade para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico da suinocultura do Estado de São Paulo. “A história recente mostra que esta Unidade continua líder na pesquisa da suinocultura semi-confinada, produzindo a carne mais desejada pelo 1º mundo", afirmou.

Os participantes do evento acompanharam as palestras durante todo o dia, puderam visitar o campo demonstrativo, com a apresentação de projetos de pesquisa, tecnologia ambiental e equipamentos utilizados, além de empresas que expuseram sua tecnologia. Eles puderam participar da demonstração de coleta, processamento de sêmen e inseminação artificial.

As palestras abordaram a geração de conhecimento e de tecnologias na produção suinícola; ações para o desenvolvimento rural sustentável no Sudoeste Paulista; legislação ambiental, licenciamentos e outorga; experiência de cooperativismo no sistema de produção de suínos; comercialização de suínos; e fatores limitantes ao desenvolvimento da suinocultura regional.

50 anos de pesquisa - A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapeva existe desde 1941, quando funcionava o antigo Posto de Monta, que era utilizado para melhorar o rebanho de várias espécies animais na região. Em 1956 a unidade tornou-se Posto de Suinocultura do Instituto de Zootecnia, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, e passou a desenvolver trabalhos de pesquisa com suínos, sendo a única unidade em todo o Estado de São Paulo que realiza estudos exclusivamente sobre o tema.

Em 2002 a Unidade foi transferida para a administração da Apta Regional, vinculado à SAA, que está dividida em 34 Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento em todo o Estado de São Paulo e atende a demanda regional da pesquisa científica agropecuária dos milhares de pequenos e médios produtores rurais paulistas.

A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapeva pertence ao Pólo Regional do Sudoeste Paulista, que tem sua sede em Capão Bonito, e atende os produtores rurais de 29 municípios da região, garantindo a transferência de tecnologia para o homem do campo.