APTA REGIONAL: CURSO ENSINA TÉCNICAS DE DOMA RACIONAL EM EQÜINOS EM COLINA

23/05/2006

Um contato mais humano com o cavalo e domesticá-lo através de técnicas naturais, é a base da doma racional, tema do curso “Doma Racional em Eqüinos”, que está sendo realizado no Pólo Regional da Alta Mogiana, em Colina, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento acontece até a sexta-feira, dia 27.

Durante o curso, os instrutores darão informações com as características do cavalo e o método de doma racional, além das técnicas de arreamentos, embocaduras, rotina de higienização dos animais e as formas de apresentação ao cabresto (halter) para leilões e exposições. Outros enfoques do curso são as técnicas de como montar o animal parado e também em movimento, e as principais doenças dos eqüinos.

Segundo o pesquisador científico do Pólo Regional da Alta Mogiana, Fernando Bergantini Miguel, a intenção dos profissionais da unidade é ministrar novos cursos sobre o tema, atingindo o maior número possível de participantes, difundindo a técnica de doma racional, que é mais saudável para o animal.

Com o treinamento na doma racional, o cavalo está apto para participar de qualquer modalidade esportiva, para trabalhos no campo, ou para o lazer. A técnica se diferencia da tradicional porque o cavalo é conquistado pelo homem, baseado nos conhecimentos naturais do animal. Na doma tradicional, o animal é dominado pela força do homem.

Doma Racional

A doma racional é feita em etapas e algumas ações básicas são necessárias como, dominar o cavalo conquistando-lhe através da confiança, e não pelo medo, transmitir os comandos sempre com clareza, não permitindo que o animal realize coisas diferentes das que foram solicitadas, utilizar os auxílios de voz, pernas, rédeas, deslocamento do corpo e gestos, e ter paciência, repetindo os comandos sempre que necessário, são comportamentos indispensáveis aos domadores.

O animal só pode ser domado após dois anos e meio de idade. Antes disso, ele ainda não está desenvolvido o suficiente para fazer a montagem. O tempo total para que a doma seja concluída é de 3 meses.

Serviço:

“Doma Racional em Eqüinos”

Dias 22 a 27 de maio – segunda a sexta-feira – 8 horas

Pólo Regional da Alta Mogiana