APTA REGIONAL: CURSO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BÚFALOS AJUDA A AUMENTAR O REBANHO NA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA

24/03/2006

Os criadores de búfalos da região do Vale do Ribeira interessados em aprender técnicas de inseminação artificial nesses animais podem participar do curso “Inseminação Artificial – Búfalos”, promovido pelos pesquisadores científicos do Pólo Regional do Vale do Ribeira, um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento acontece de 27 a 29 de março, em Pariquera-Açú.

Segundo o pesquisador científico Roberto Hauck Reichert a região do Vale do Ribeira concentra 25% do rebanho de bubalinos no Estado de São Paulo, e o curso de inseminação artificial é justamente para disseminar o processo de reprodução animal e difundir as novas técnicas que barateiam o processo, que ainda é novidade no País. A média de inseminação artificial na região é de 400 animais por ano, mas segundo o pesquisador científico a tendência é aumentar gradativamente, já que a técnica é utilizada pelos produtores desde a década de 90.

No curso os produtores aprendem a utilizar o programa de inseminação artificial em tempo fixo, que possibilita que as búfalas se reproduzam o ano inteiro, o que aumenta a lucratividade dos produtores, principalmente no segundo semestre. Sem a técnica as parições desses animais acontecem 80% entre fevereiro e abril e apenas 20% nos outros meses do ano.

Os búfalos são animais domésticos utilizados para a produção de carne e leite destinados ao consumo humano, além de serem algumas vezes aproveitados como força de trabalho no campo. Possuem temperamento bastante dócil, o que facilita sua criação e manejo, e são muito rústicos, adaptando-se bem às mais variadas condições ambientais.

O curso, tradicional desde 1990, é reconhecido internacionalmente e segundo o pesquisador científico é o único evento na região Sudeste e um dos pioneiros no Brasil. Nas edições anteriores o curso recebeu criadores de todo o País, alem de produtores argentinos que se interessaram pelo tema.

Serviço:

Curso: “Inseminação Artificial – Búfalos”

Dias 27 a 29 de março – segunda, terça e quarta-feira – 8 horas

Pólo Regional do Vale do Ribeira – Pariquera-Açú