APTA REGIONAL: CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR TEM A PARTICIPAÇÃO DE PESQUISADORES DA SECRETARIA DE AGRICULTURA DO ESTADO

09/04/2007

Os pesquisadores científicos da APTA - Pólos Regionais do Centro Oeste e Centro Sul, vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o IAC, Fundação Bradesco e Grupo Virgolino de Oliveira, estão envolvidos no projeto “Curso técnico Agrícola com Ênfase na Cadeia produtiva da cana-de-açúcar“ no qual ministram aulas de diferentes temas aos trabalhadores de campo de usinas em Catanduva e Itapira.

 

”O objetivo do curso é aprimorar a formação técnica dos trabalhadores de campo das usinas, além de torná-los agentes de difusão e líderes em suas atividades no campo”, conta a pesquisadora científica e diretora do Pólo Regional do Centro Sul Raffaella Rossetto.

 

O curso, com duração de dois anos, acontecerá nas usinas do grupo parceiro, localizadas nas duas cidades. As aulas dos pesquisadores da APTA abordarão temas como mecanização, adubação, pragas, doenças, fisiologia da cana, irrigação e drenagem. Segundo a pesquisadora, que também ministrará aulas no curso, os temas estarão teoricamente ligados à cultura da cana-de-açúcar em geral, porém nas aulas práticas, os alunos conhecerão os problemas característicos das plantações da região.

 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que este ano será colhido aproximadamente 490 milhões de toneladas de cana, o que representará 7% de aumento da produção em comparação com os números do ano passado. Deste montante, pelo menos 57% desta colheita será produzida no Estado de São Paulo. O aumento da produção deve-se, em parte, pelo consumo interno e pela demanda mundial que busca nova forma de fontes de energia renováveis.

 

O curso de formação de técnicos na produção de cana-de-açúcar foi aprovado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e é composto por 58 alunos, funcionários da usina, que se inscreveram antecipadamente para o programa e foram selecionados pela sua atuação e capacidade de liderança.

 

Mais informações sobre o Curso técnico em formação de produtores de cana-de-açúcar com a pesquisadora científica Raffaella Rossetto pelo email raffaella@aptaregional.sp.gov.br

 

 

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

 

Notícias por Ano

Notícias por Polos