APTA REGIONAL: CULTURA DA SOJA É TEMA DE EVENTO DOS PESQUISADORES DO PÓLO REGIONAL DA ALTA MOGIANA

27/02/2007

Os pesquisadores do Pólo Regional da Alta Mogiana, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizam, no dia 02 de março, o eventoDia de campo: perspectivas da cultura da soja na região Norte do Estado de São Paulo”, no qual serão discutidos e apresentados temas relacionados ao panorama da cultura de soja no Estado em suas diversas formas de cultivo, principalmente em plantações de cana onde a soja é utilizada na prática de sucessão de culturas.

Segundo a pesquisadora e coordenadora do evento, Ivana Marino Bárbaro, o uso do cultivo da soja em terras ociosas, principalmente em canaviais, contribui para o melhoramento e para a fertilidade do solo, além de possibilitar a diversificação da economia da região.” Entre os 3,6 milhões de hectares reservadas ao plantio de cana do Estado de São Paulo, pelo menos 15% poderia produzir soja se implantado a leguminosa como alternativa de renovação de solo”, diz a pesquisadora.

Na reunião também será discutida a importância da fixação de nitrogênio por meio da inoculação, que utiliza bactérias como fixadoras. A inoculação, além de possibilitar o aumento da produção do cultivo, é mais econômico que os fertilizantes químicos e diminui os riscos de contaminação ambiental dentro do plantio.

Os participantes do dia de campo, além das reuniões e discussões propostas pelo evento, visitarão áreas com cultivo de variedades de soja da Fundação Pró-Sementes e Instituto Agronômico de Campinas (IAC), além de ensaios de pesquisa do Pólo que visam avaliar e selecionar as linhagens promissoras de soja, compatíveis com as exigências para uma colheita mecanizada eficiente. “Essas linhagens pesquisadas podem ser uma alternativa para o melhor aproveitamento dos interessados em aplicar a soja na região Norte do Estado”, diz a Ivana Marino.

Mais informações sobre o evento “Dia de campo: perspectivas da cultura da soja na região Norte do Estado de São Paulo” com a pesquisadora científica Ivana Marino Bárbaro, pelo e-mail: imarino@aptaregional.sp.gov.br

Serviço:

Dia 02 de Março – horário: a partir das 13:00 hs