APTA REGIONAL: CRIANÇAS DO PROGRAMA CARAVANAS DO CONHECIMENTO VISITAM O PÓLO REGIONAL DO NOROESTE PAULISTA

09/08/2006

Quarenta crianças entre 9 e 11 anos visitaram durante o mês de julho o Pólo Regional do Noroeste Paulista, em Votuporanga, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os visitantes eram dos municípios de Taboão da Serra e São Paulo, e participam do Projeto "Redescobrindo". Na visita à unidade de pesquisa, as crianças puderam conhecer de perto as diversas atividades agropecuárias da fazenda, como o seringal e a extração da borracha, as plantações de manga e uva, a horta e os setores de bovino e ovinocultura, e ainda experimentaram um passeio montados à cavalo.

As crianças também acompanharam uma palestra sobre os trabalhos desenvolvidos no Pólo Regional, e também sobre as áreas de pesquisa que são desenvolvidas na unidade. Além disso, as crianças receberam orientações sobre a produção de alimentos e a importância da preservação do meio ambiente, seja na área rural, ou urbana.

O objetivo da palestra, segundo a pesquisadora científica Fabiana Maldonado, foi passar para as crianças, de forma bastante ilustrativa e divertida, a importância da natureza para a nossa sobrevivência.

"É muito gratificante poder contribuir com a construção do conhecimento e da vivência das crianças. Elas ficaram muito interessadas e entusiasmadas com tudo de novo que viram” disse a pesquisadora.

O Projeto “Redescobrindo”, faz parte do programa "Caravanas do Conhecimento", que, durante o projeto "Interior na Praia", em janeiro deste ano, levou quase nove mil crianças para conhecer o mar pela primeira vez, vindas de 164 municípios de todas as regiões do Estado.

Agora, os participantes do "Redescobrindo" fazem o caminho inverso. Até o final do programa, aproximadamente oito mil crianças terão viajado em mais de 200 delegações para diversas regiões do interior paulista, conhecendo o modo de vida rural e a cultura dos pequenos municípios.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

Priscila Tescaro - jornalista