APTA REGIONAL: A PISCICULTURA NO SUDOESTE PAULISTA É TEMA DE ENCONTRO DE PRODUTORES EM CAPÃO BONITO

21/11/2006

O Pólo Regional do Sudoeste Paulista, com sede em Capão Bonito, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove no próximo dia 24, sexta-feira, o I Encontro de Piscicultura do Sudoeste Paulista. O evento tem objetivo de transferir tecnologia básica sobre a cadeia da piscicultura e é voltado para os produtores rurais que já praticam a piscicultura como uma fonte de geração de renda, e também para quem quer iniciar a atividade em suas propriedades.

 

Durante o evento, os participantes poderão acompanhar palestras sobre vários temas ligados à piscicultura, desde a introdução ao assunto, como nutrição, procedimentos para a regularização da atividade, estratégias de produção de peixes, entre outros. O evento é organizado pela pesquisadora científica Daniela Castellani, do Pólo Regional do Sudoeste Paulista, e pelo pesquisador científico Eduardo Gianini Abimorad, do Pólo Regional do Noroeste Paulista.

 

Segundo Daniela, um dos pontos importantes no encontro é destacar, que a pesca é uma fonte esgotável de recursos, ao contrário da demanda por esses produtos. “Devido ao crescimento da população e mudanças nos hábitos alimentares, o preço do pescado, vem aumentando continuamente, afastando uma parcela significativa de consumidores dessa excelente fonte de proteína animal. Essa tendência só poderá ser revertida com fornecimento regular de produtos de qualidade, provenientes da piscicultura”, explicou a pesquisadora. 

 

A piscicultura é a pratica da criação controlada de peixes. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a aqüicultura vem assumindo importância cada vez maior na produção de alimentos no mundo, com uma taxa de crescimento em torno de 9,2% ao ano, comparada com 1,4% na pesca extrativa e 2,8% na produção de animais terrestres.

 

De acordo com as informações da pesquisadora, o Sudoeste Paulista pode estar incluído como um potencial para a atividade da piscicultura, pois a região possui densa rede hídrica, com grande número de vertentes na maioria das propriedades rurais. “Essa abundância que na vida de muitas populações economicamente desfavorecidas em nada se aplica, fomenta a idéia de uma região repleta de tanques e viveiros lucrativos, fornecendo pescado a bom preço para a demanda dos consumidores regionais”, argumentou Daniela.

 

 

Serviço:

“I Encontro de Piscicultores do Sudeoeste Paulista”

Dia 24 de novembro - sexta-feira – 8 horas

Vagas limitadas

Rod. Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, km 232 – Capão Bonito/SP

Pólo Regional do Sudoeste Paulista

Fone: (15) 3542-1310 / 3542-1708

polosudoestepaulista@aptaregional.sp.gov.br

 

 

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

Priscila Tescaro - jornalista

(19) 3743-1698

Notícias por Ano

Notícias por Polos