APTA REGIONAL: A CULTURA DO EUCALIPTO, SUAS PERSPECTIVAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS SERÃO APRESENTADAS EM PALESTRA

07/11/2005

O cultivo do eucalipto é tema de mais uma palestra que acontece no Pólo Regional da Alta Mogiana, em Colina, nesta quarta-feira, dia 09. "A cultura do Eucalipto, situação, perspectivas, produção de mudas e implantação" é o nome do evento que recebe como palestrante Cláudio Roberto Ribeiro da Silva, responsável pelos setores de Pesquisa e Desenvolvimento da Eucatex, Viveiros da Unesp/Botucatu e Treinamentos do Senar. A palestra começa às 17h30, no Salão de Eventos Redondel, na sede da unidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

O Eucalyptus, nome científico do eucalipto, é um gênero florestal de grande representatividade econômica para o país, que envolve mais de 600 espécies. O eucalipto é a espécie florestal de maior importância econômica do Brasil, plantada em mais de 3 milhões de hectares e com amplo uso industrial.

Das florestas da espécie é retirada a matéria-prima para a produção de celulose e papel, chapas de fibras, carvão vegetal, mourão de cerca, lenha, além de produtos para a indústria moveleira e extração de óleo essencial e apicultura.

O eucalipto é uma boa opção para plantação em qualquer área, pois apresenta rápido crescimento e boa forma, fácil implantação e manejo, diversidade de espécies adaptando-se as condições de clima e solo, elevada produção de sementes e fácil propagação vegetativa. O corte da planta pode ser a partir do terceiro, ou quarto ano para a produção de lenha, mourões e carvão, e no sexto, ou sétimo ano, para a produção de celulose. Para a indústria moveleira, o prazo para o crescimento da árvore são dez anos.

Serviço:

Palestra "A cultura do Eucalipto, situação, perspectivas, produção de mudas e implantação"

Dia 09/11 – Quarta-feira – 17h30

Pólo Regional da Alta Mogiana – Colina