APTA EXPÕE TECNOLOGIAS DE CRIAÇÃO DE SUÍNOS NA AGROVIA 2010 REALIZADA EM ITAPEVA

Pesquisadores do Polo Sudoeste Paulista/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, prestigiaram a Agrovia 2010, evento realizado recentemente no município de Itapeva. O evento, que vem crescendo a cada ano, reuniu mais de 200 expositores e recebeu mais de 20 mil visitantes em quatro dias, movimentando mais de 60 milhões de reais.

 

As unidades de pesquisa do Pólo (Capão Bonito e Itapeva), juntamente  com outras unidades da APTA, levaram produtos e informações sobre as mais variadas tecnologias desenvolvidas pela pesquisa, como cereais, batata, ovinos e caprinos. Mais de 300 pessoas visitaram o stand da APTA, entre produtores, estudantes e técnicos. Procurou-se enfatizar a importância da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Itapeva, como geradora  de conhecimento para o desenvolvimento da suinocultura no Sudoeste Paulista.

 

A presença da UPD de Itapeva foi marcada pela exposição em cela parideira de matriz suína mestiça landrace x duroc com seus  leitões. Também foi apresentado um módulo experimental de cama sobreposta com marrãs da raça large-white. O objetivo era demonstrar as vantagens e as facilidades do manejo de dejetos suínos em estado sólido, reduzindo assim  impactos ambientais. O material utilizado como cama foi a palha de arroz, que, após a terminação de quatro lotes, pode então ser utilizada na adubação orgânica ou para a produção de húmus.

 

Para a demonstração da técnica de inseminação de suínos, conectou-se microscópio a um monitor de TV, a fim de apresentar ao público em geral a motilidade espermática e os diluentes e antibióticos utilizados no processo de diluição do sêmen suíno, bem como os equipamentos para execução da inseminação artificial.

 

Notícias por Ano

Notícias por Polos