APTA DIVULGA ORIENTAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE CITROS, EXIGÊNCIA DO MERCADO

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está tornando públicos documentos e orientações para a implantação do programa "Produção Integrada de Citros no Estado de São Paulo". Em pouco tempo, nenhum produto sem garantias de qualidade e não-seguro será aceito pelos mercados mais competitivos e exigentes, diz José Antonio Alberto da Silva, do Polo Regional Alta Mogiana (em Colina).

José Antonio é o coordenador pela Apta da PI Citros - via Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - que tem no Estado diversos parceiros nos comitês do programa, como instituições, empresas e produtores.  "Estamos capacitando técnicos e produtores para implementar nas propriedades e embaladoras do Estado as normas de certificação dos citros."

A Produção Integrada é o programa oficial brasileiro de certificação de produtos agropecuários, com reconhecimento internacional pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O programa é desenvolvido em vários Estados, como Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul, com a participação de mais de 500 instituições públicas e privadas. São mais de 40 projetos em andamento, que englobam, além das frutíferas, as cadeias de produção da carne, do leite, das flores, dos grãos, das raízes e tubérculos, do mel, dos caprinos, da cana-de-açúcar e da madeira.

Segundo José Antonio, foram criadas normas e procedimentos para os sistemas agropecuários produzirem alimentos seguros e outros produtos agrícolas de alta qualidade, por meio da utilização de te! cnologias adequadas, dentro de um ambiente ecologicamente corr! eto, socialmente justo e economicamente viável. Conforme o programa, para cada produto ou sistema de produção é possível atuar de forma sustentável, atendendo às demandas dos consumidores e mercados mais exigentes, com garantia de rastreabilidade e certificação.

Dessa forma, fica mais fácil produzir alimentos seguros e com melhor qualidade, num ambiente de produção organizado, explica José Antonio. Assim, pode-se reduzir custos e o uso de insumos contaminantes, respeitando os trabalhadores e consumidores e oferecendo garantias de mercado.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Apta.Outras informações sobre o programa PI Citros estão disponíveis em http://www.aptaregional.sp.gov.br/pic_citros.php )

INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação da Secretaria