ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIFESP-DIADEMA VISITAM A UPD ITAPETININGA

 

Uma turma de 33 alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Diadema) visitou, nos dias 26 e 27 de novembro, a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Itapetininga/Polo Sudoeste Paulista/APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, para estudar a diversidade de animais invertebrados. Acompanhados dos professores Cristiano Schwertner, Cristiano Moreira, Fabiana Casarin dos Santos e Wilson Segura, os alunos fizeram atividades que fazem parte da disciplina de Zoologia.

 

O objetivo da visita era o de oferecer oportunidade de experiência de campo e treinamento de métodos de levantamento e identificação de invertebrados. .A área da UPD conta com uma grande heterogeneidade de habitats, o que torna o local ideal para esse tipo de trabalho. Também a infraestrutura disponível para as atividades de laboratório é um aspecto importante., comenta o professor Cristiano.

 

Além das áreas de pastagens, também foram estudados os fragmentos preservados de mata ciliar e o sub-bosque das matas de eucalipto, bastante rico e diverso. Os animais encontrados incluem ácaros, aranhas, centopéias, piolhos-de-cobra, tatuzinhos e os mais variados grupos de insetos, como por exemplo cupins, formigas, gafanhotos, percevejos e vespas parasitóides.

 

A importância desse tipo de estudo está diretamente ligada às atividades desenvolvidas no local. .Além de permitir o reconhecimento de espécies de pragas ou com potencial de dano para culturas e animais, os invertebrados também tem seu lado benéfico, pois esses animais são fundamentais na manutenção de diversos serviços nos ecossistemas, como polinização, controle ambiental, decomposição de matéria orgânica e dispersão de plantas, além fazerem parte nas teias alimentares mais complexas, que incluem pássaros e pequenos mamíferos., ressalta o professor. 

 

A atividade foi um sucesso, cumprindo plenamente seus objetivos e possibilitando a vivência e observação de grandes momentos da biodiversidade animal, segundo concluem alunos e professores.

 

 

Notícias por Ano