ÁGUA: IZ REALIZARÁ ATIVIDADES NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

06/10/2005

"Brasil, olha sua água" é o tema central da 2ª Semana Nacional de C&T que convida diversas instituições, entidades e escolas a se mobilizarem para o assunto. O Instituto de zootecnia (IZ/APTA/SAA) em parceria com a prefeitura de Nova Odessa, CATI e a Ong Mãe Natureza, promoverá, de 3 a 9 de outubro uma semana com atividades abertas ao público e principalmente às escolas, com agendamento prévio, focando o tema "Nova Odessa, olhe a sua Água". Neste evento, em parceria com a prefeitura, o IZ pretende levar mais conhecimento a população sobre a preservação da água, por meio de palestras e visitas monitoradas no Instituto.

Aberta a todos os interessados, a Semana tem como objetivo primordial mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de destacar a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País.

O IZ, instituição de pesquisa científica em produção animal organizou três grandes atividades. A partir de segunda-feira (3) até sexta-feira (7) de outubro, das 8 às 17 horas, o Instituto estará recebendo visitas monitoradas das crianças do ensino fundamental, que também estarão passando pelo Parque Ecológico Izidoro Bordon e na CODEN, respectivamente.

Na atividade chamada "Circuito das Águas", as crianças irão percorrer todo o curso de um ribeirão, com paradas para apresentar a importância da água para fauna e flora, para as atividades agro-pecuárias (IZ) e para os seres humanos na cidade. Essa atividade é em conjunto com a Secretaria de Educação de Nova Odessa.

"Na entrada do IZ haverá uma maquete viva de uma microbacia, preparada pela CATI Campinas, para que crianças e adultos vejam a importância das matas ciliares, curvas de nível, proteções às nascentes", explica a pesquisadora e coordenadora do evento no IZ, Daina Gutmanis.

No dia 7 de outubro, às 19 horas,  haverá seminário sobre "As águas de Nova Odessa: situação atual e perspectivas", que contará com palestras do mais alto nível, para alunos de segundo grau, universitários e demais interessados, visando apresentar um panorama geral da microbacia do município, desde aspectos mais gerais até os mais específicos. Ministram as palestras deputado Mendes Thame – “Mudanças climáticas e a situação da água no planeta” ; Francisco Lahóz – “Situação da água na Bacia Hidrográfica do PCJ”; Jorge Luiz Silva Rocco – “Impacto das atividades humanas sobre a água” ; Heloísio Sergio Molina Parra – “Situação atual e perspectivas das águas de NO”; Kátia Gotardi – “Importância da educação ambiental na conservação da água” ; e Daniela Favaro – “Proteção de nascentes e de cursos d’água” .

No sábado e domingo, dias 8 e 9, o Ônibus Ciência "Educando sobre as Águas", da Ong Mãe Natureza, demonstrará diferentes atividades relacionadas à preservação da água por meio de equipamentos interativos.

De acordo com informações do Ministério, a intenção é estimular a melhoria do ensino das ciências e da matemática nos diversos níveis de ensino. Contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Em 2004, a primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, também realizada sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia e com a colaboração e a participação de instituições e entidades de todo o País, mobilizaram mais de 500 instituições de ensino e pesquisa e 1.842 atividades aconteceram em 252 municípios. Em 2005 a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia atingirá número bem maior de municípios e envolverá mais universidades, escolas e instituições científicas e tecnológicas. A meta para este ano é de se atingir 1000 municípios.

A organização orienta que aos diretores, coordenadores e professores de escolas de ensino fundamental e médio estimulem a participação dos alunos durante a Semana.

As atividades programadas são gratuitas ao público visitante, inclusive as que requisitarem inscrições prévias.Inscrições prévias podem ser feitas pelo site do IZ  - www.iz.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3466-9455. 

Os interessados em mais informações sobre a Semana Nacional podem acessar o site do Ministério pelo http://semanact2005.mct.gov.br ou www.mct.gov.br

Programação no IZ

 

CIRCUITO DAS ÁGUAS

De 03 a 07/10/2005, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 17 horas: visitas monitorado para crianças do ensino fundamental, passando pelos seguintes locais: Instituto de Zootecnia, Parque Ecológico Izidoro Bordon, e CODEN.

  • Parque Ecológico Izidoro Bordon, onde será desenvolvido o tema da importância da água para a fauna e a flora;
  • Instituto de Zootecnia, onde se observará a importância da água para a agropecuária, com apresentação da maquete de uma microbacia e apresentação de vídeo;
  • CODEN, onde as crianças conhecerão o processo de tratamento de água para consumo humano;
  • Nas escolas, apresentação da peça de teatro “O vai e vem da água”, realizado pela Cia de Teatro Xekmat.

 

  

SEMINÁRIO  “AS ÁGUAS DE NOVA ODESSA: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS”

Dia 07/10/2005, sexta-feira, às 19 horas, no Auditório do IZ

 

  • Dep. Mendes Thame – “Mudanças climáticas e a situação da água no planeta”  - (Deputado Federal, Ex- Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Ex- Presidente do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Piraciacaba, Capivari e Jundiaí e Professor da ESALQ – USP).
  • Dr. Francisco Lahóz – “Situação da água na Bacia Hidrográfica do PCJ”  -  (Secretário Executivo do Consórcio PCJ  e Membro da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico do Consórcio PCJ).
  • Jorge Luiz Silva Rocco – “Impacto das atividades humanas sobre a água”  -  (Engenheiro da Agência Ambiental de Americana da CETESB, Secretário Executivo da Câmara Ambiental da Indústria Têxtil, tem desenvolvido o Programa “Produção + Limpa” junto às empresas da região).
  • Heloísio Sergio Molina Parra – “Situação atual e perspectivas das águas de NO” -  (Diretor-Presidente da CODEN)
  • Kátia Gotardi – “Importância da educação ambiental na conservação da água” - (Educadora ambiental, coordenadora do Programa “Semana da Água”, é co-autora do livro “Gestão de Recursos Hídricos”).
  • Daniela Favaro – “Proteção de nascentes e de cursos d’água” - (Diretora do Parque Ecológico Izidoro Bordon e do Setor de Parques e Jardins da Prefeitura de NO, Gerente Ambiental (??) da Prefeitura de Nova Odessa).

 

Ônibus da Ciência “EDUCANDO SOBRE AS ÁGUAS”

No final de semana, dias 8 e 9 de outubro, das 9 às 17 horas. Pertencente à ONG Mãe Natureza, de Barra Bonita - SP, montado com atividades informativas e equipamentos interativos  sobre o tema Recursos Hídricos.

 

Responsável pela organização no IZ - pesquisadora Daina Gutmanis - contato 3466-9400.

 

 

LISLEY SILVÉRIO

Assessora de Comunicação Institucional - IZ

Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413

Email: imprensa@iz.sp.gov.br

lisley@iz.sp.gov.br

www.iz.sp.gov.br / Notícias IZ

Notícias por Ano

Notícias por Polos