AGRICULTURA FAMILIAR: VITRINE DE PRODUTOS DE PROPRIEDADES REFERÊNCIA DA REGIÃO DE MONTE ALEGRE DO SUL

Por Cleide Elizeu

Apresentar a produção-modelo dos agricultores familiares da região de Monte Alegre do Sul (SP). Este é o objetivo da “Vitrine da Agricultura Familiar”, evento promovido pelo Pólo Regional do Leste Paulista e Instituto Agronômico (IAC), vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (dia 11 de dezembro) na cidade de Monte Alegre do Sul.

Além da vitrine com a exposição de produtos, também será apresentada a palestra "Utilização de políticas públicas para a comercialização de produtos da agricultura familiar", pela engenheira-agrônoma Salete de Fátima Torres Ishikawa, da Casa da Agricultura da cidade de Socorro.

A “Vitrine da Agricultura Familiar” é fruto do projeto “Rede de propriedades de referência em sistemas de produção em transição para agricultura com base agroecológica em municípios do Leste Paulista”, desenvolvido desde 2006 pelo IAC, pelo Pólo Regional do Leste Paulista e Instituto Biológico.

O projeto trabalha com agricultores familiares da região de Monte Alegre do Sul, dando ênfase a uma rede de propriedades de referência para produtores de morango, couve-flor e brócolis em transição agroecológica. Segundo as pesquisadoras do IAC e do Pólo Regional Silvia Rocha Moreira e Patrícia Helena Nogueira Turco, o projeto levou ao produtor a idéia de uma forma mais saudável de cultivo, ao optar pela produção de alimentos sem o uso dos agrotóxicos e produtos químicos.

Além disso, o projeto estudou e aplicou tecnologias e alguns testes de validação tecnológica poupadoras de insumos, utilizando sistemas de irrigação por gotejamento, fertirrigação, alternativas para a cobertura do solo e os canteiros com plástico dupla face e TNT, além de outros sistemas que se adequassem favoravelmente à produção.

O projeto, ao longo de seu desenvolvimento, também capacitou os produtores por meio de cursos sobre agroecologia, cultivo de plantas aromáticas e medicinais, agregação de valor, gestão da propriedade rural e rendas alternativas.

O resultado do trabalho pode ser conferido na “Vitrine da Agricultura Familiar” que será realizada no Pólo Regional do Leste Paulista, localizado na Estrada Vicinal Nelson Taufic Nacif, km 3, em Monte Alegre do Sul. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3899-1286/3899-1022/3899-1311.

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Assessoria de Comunicação da APTA Regional
Cleide Elizeu
(19) 3242-6447

Notícias por Ano

Notícias por Polos