Aftosa: campanhas de vacinação atingiram 98% do rebanho

21/07/2005

O Ministério da Agricultura informou há pouco que as campanhas de vacinação contra febre aftosa realizadas pelo governo no primeiro semestre do ano atingiram índice de 98%. O destaque foi o Estado de São Paulo, onde a imunização atingiu 99,41% do rebanho contra 99,35% em igual período do ano passado. Em Mato Grosso, onde só são vacinados animais de 0 a 24 meses no primeiro semestre, o índice vacinal passou de 97,49% para 98,5% neste ano.

A vacinação contra a doença continua no segundo semestre. Em setembro, serão imunizados os rebanhos de Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e leste de Minas. Em outubro, é a vez do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Amazonas e Roraima. Em novembro, ocorre o ponto alto da vacinação no segundo semestre com a imunização dos rebanhos no Acre, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e oeste de Minas Gerais.

De acordo com estimativas do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), a comercialização de vacinas contra aftosa pode atingir novo recorde em 2005. A expectativa é que sejam vendidas cerca de 360 milhões de doses, ante as 348 milhões doses em 2004. Até o momento, as vendas somam 169 milhões de doses.

Fabíola Salvador

O Estado de S. Paulo