2º. FÓRUM DO CENTRO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE PINDAMONHANGABA

De 18 a 22 de agosto de 2009

Pindamonhangaba-SP

O Município de Pindamonhangaba tem se destacado na área de saúde, por

implementar Práticas Integrativas de Saúde desde 1985, iniciado com a implantação de Homeopatia no SUS e, em 1990, com Plantas Medicinais e Fitoterapia e Alimentação Saudável. Embasados nas diretrizes da Portaria 971, que fornece as diretrizes para a Política Nacional de Práticas Integrativas em saúde, implantou e implementou suas ações na região do Vale do Paraíba, sendo município pioneiro em relação às experiências com plantas medicinais e fitoterapia no SUS.

De acordo com as diretrizes desta Portaria referente à estruturação e ao

fortalecimento da atenção em práticas integrativas e complementares no SUS, o

município realizou o 1° Workshop de Políticas Públicas em Plantas Medicinais e

Fitoterapia no Município de Pindamonhangaba, entre 28 e 29 junho de 2006, evento que teve como público-alvo os técnicos da Secretaria de Saúde e Assistência Social, e técnicos de outras instituições. Os objetivos do evento foram: constituir equipe interinstitucional para formular projetos sobre plantas medicinais e fitoterapia, estabelecer parcerias com instituições e comunidades organizadas e discutir diretrizes para fundamentar o Programa Municipal de Plantas Medicinais.

Através da Lei Complementar nº 03, de 10 de outubro de 2006, que instituiu o

Plano Diretor do Município de Pindamonhangaba, garantiu, na Seção 2O.I da Saúde, que fosse realizada a elaboração da Política Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterapia, resultado da articulação das instituições envolvidas neste Projeto.

Buscando a implantação e implementação de ações e fortalecimento de iniciativas

existentes, a Secretaria de Saúde e Assistência Social inaugurou no dia 08 de agosto de 2006, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares.

Em 2007, foi realizado o “1º Fórum do Centro de Práticas Integrativas: Plantas

Medicinais e Fitoterapia da Rede Pública de Saúde de Pindamonhangaba”, que teve como objetivo principal, reunir trabalhadores e usuários deste serviço público para que participassem ativamente do processo de construção, implantação e implementação da Política Pública de Práticas Integrativas e Complementares e consolidar as parcerias envolvidas para a continuidade das ações na Fase 2º. do projeto de políticas públicas da FAPESP.

Informações:

cpic.saude@pindamonhangaba.sp.gov.br