15 BOLSISTAS DE INSTITUIÇÕES DE PESQUISA DA APTA SÃO PREMIADOS EM CAMPINAS



O total de 15 bolsistas de instituições de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) foram agraciados durante a 7ª edição do "Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC), que aconteceu de 13 a 15 de agosto, em Campinas. Durante o evento, bolsistas de diversas instituições de pesquisa puderam apresentar seus projetos com o objetivo mostrar os resultados desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsa de Inovação Tecnológica (PIBITI). 
Durante o evento, foram apresentados cerca de 150 projetos de bolsistas da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo: Instituto Agronômico (IAC-APTA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), APTA Regional, além da Embrapa Monitoramento por Satélite, Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Meio Ambiente. Os projetos tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Dentre os premiados da APTA Regional está o bolsista do PIBIC, Marco Antonio Paris Junior, que fez apresentação oral o trabalho “Avaliação da viabilidade da eficiência agronômica de uma mistura de bactérias fixadoras de nitrogênio em simbiose com a cultura de cana-açúcar”. A pesquisa foi realizada no Polo Regional Alta Mogiana, em Colina, e contou com a orientação do pesquisador da APTA, Fábio Luis Ferreira Dias. Na apresentação em pôsteres, a premiada foi Aline Pessim Alves Bueno, da APTA Regional, e Suzane Peres Campanholi, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA)
 
Iago Felipe Nogueira Piramo com orientação de Valéria Aparecida Modolo, Monica Cristina Meschiatti orientado pelo pesquisador Gabriel Constantino Blain e Rodrigo Martinelli com orientação de Fernando Alves Azevedo, foram os bolsistas premiados nas apresentações orais do Instituto Agronômico (IAC-APTA), de Campinas pelo PIBIC, e Marina Luizotti Corcovia, com orientação de Isabella Clerici de Maria, recebeu o prêmio pelo PIBIT. Nos pôsteres, os agraciados foram João Paulo Zampronio e Géssica Carolina Fröhlich Schiling.
 
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) teve como ganhadores nas apresentações orais do PIBIC, a bolsista Taileah Leite Nogueira, orientada pela pesquisadora Michele Nehemy Berteli, Natani P. L. Amaro, com orientação de Sueli Regina Baggio, e Thaís Tatiana Jurt com orientação de Izabela Dutra Alvim. Além disso, Josimara A. L. Nicolusi sob orientação da pesquisadora Roseli Ferrari, foi premiada pelo seu projeto desenvolvido no PIBIT. Foram agraciadas pelas apresentações em pôsteres, Rafaela Rodrigues e Rejane Vanessa da Silva.
 
Durante o evento, o coordenador da APTA, Orlando Melo de Castro, em discurso, lembrou os bolsistas da importância do projeto que proporciona espaço nas duas maiores instituições de pesquisa agropecuária do Brasil e do crescimento do agronegócio no País. Castro também comentou sobre a diversidade do evento que propõe discutir novas pesquisas, em variadas áreas do agronegócio.

Notícias por Ano

Notícias por Polos